16/06/2017 às 18h06min - Atualizada em 16/06/2017 às 18h06min

Sem o tradicional tapete. Procissão de Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Óbidos,

Por: Rafaela Aquino
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Centenas de pessoas participaram da missa e da procissão de Corpus Christi, em Óbidos (PA), na tarde de quinta-feira (15).

A programação iniciou as 17h com a missa em frente à igreja do São Francisco Paroquia Santa Clara, Em seguida após a missa, iniciou a procissão com o santíssimo sacramento, com paradas nas comunidades:  Cristo é o Senhor, Santa Terezinha e igreja de Fátima, onde foi feito o encerramento.

A missa foi celebrada pelo Bispo Dom Bernardo e Concelebrado por Padre Davenir, Padre Leonardo, Padre Miguel, Frei Jacó e Frei Ulisses.

Fim da tradição

Em Óbidos, os lindos tapetes que são feitos artesanalmente nas ruas da cidade, com material de serragem e tinta, não foram visto este ano.  Segundo a religiosa irmã Lucilene a dois anos que já não são feito os tapetes nas ruas por onde passa a procissão.

“O fato de não ser mais enfeitado os tapetes pelo que sei tem uns dois anos devido ao uso de certos materiais que depois da procissão não são recolhidos e acabam sujando as ruas e também as pinturas religiosas no chão demoram para se apagar e os carros passam por cima não da uma boa impressão.” Informou a Irmã Lucilene.

Uma das principais característica da igreja católica, é preserva a sua tradição. Em Óbidos pode está mudando, o que seria uma pena, perder esse costume que é uma das identidade da celebração do Corpus Christi, o que foi diferente do resto do Brasil, que muitas cidade mostraram as lindas artes de tapetes feitas para passar a processão.

Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo é um evento baseado em tradições católicas realizado na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma "Festa de Guarda" onde a participação da Santa Missa neste dia é, para os católicos, obrigatória, na forma estabelecida pela conferência episcopaldo país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) que determina ao bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que, nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o bispo (cânone 395).

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp