09/06/2017 às 16h31min - Atualizada em 09/06/2017 às 16h31min

Cooperativa de catadores de materiais Recicláveis de Óbidos Completa 2 meses de Funcionamento

Por: Eury Silva
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Criada com objetivo de proporcionar aos catadores de materiais recicláveis uma melhor qualidade de vida e remover os catadores de dentro do lixão, onde trabalhavam anteriormente. A cooperativa vem realizando suas coletas de forma planejada e proporcionado mais renda para os cooperados.

Atualmente a COOPERE, tem onze cooperados e está localizado na antiga usina de energia (Gausco), local cedido pelo município para a cooperativa realizar suas atividades de coletas de resíduos e armazenamento.

Dezenas de toneladas de materiais recicláveis já foram coletados, mas devidos algumas dificuldades que a cooperativa vem enfrentando como a falta de energia, este material não está sendo prensado na máquina, e com isso congelando a produção de exportação, e dificultando a arrecadação de   recursos para os cooperados.

Segundo o presidente da cooperativa, Paulo Dias, as dificuldade são várias, mas a principal é a falta de energia, pois sem a energia é impossível funcionar a máquina de presar os materiais coletados. “Já temos compradores para nossos produtos em Santarém, mas só estamos dependendo da energia para darmos um passo no avanço da cooperativa, que vai ajudar muito na limpeza da cidade e na melhoria do meio ambiente do nosso município”.

A matéria prima dos catadores

A demanda crescente por produtos industrializados e descartáveis, isso faz com que cresça imensuravelmente o número de embalagens de todos os tipos, formas e materiais, como resultado do consumismo característico da população contemporânea. O aumento da produção e do consumo responsável traz reflexos diretos no meio ambiente, aumentando a degradação dos recursos naturais renováveis e não renováveis do planeta, como o solo, a água e o ar. As embalagens e os resíduos deste consumo desenfreado provocam o crescimento do volume de lixo depositado no lixão da cidade, que se transformam também em matéria prima para os catadores, que passam a fazer parte desta cadeia produtiva.

A importância social da cooperativa de catadores

Parte do lixo depositado no lixão se transforma rapidamente em renda para famílias inteiras, levando inclusive crianças para o trabalho nesse ambiente hostil. Sem organização, muitas dessas famílias e dessas crianças passam a ser exploradas por empresas privadas e empreendedores individuais que atuam com a revenda de material reciclável. Nesse contexto se destaca a importância social da cooperativa, como uma forma de organizar os catadores de forma que eles possam ganhar pela sua própria produção, sem ter seu trabalho duro explorado, além de ser uma forma de tirar as crianças desse mercado de trabalho tão duro quanto perigoso. Através da organização de cooperativa de catadores o setor público também passa a atuar nesse meio, possibilitando a inserção de projetos sociais e ações de saúde, promovendo uma melhor qualidade de vida para essas pessoas.

A organização da cooperativa de catadores

organização da cooperativa acontece com a associação de um grupo de pessoas, no caso os catadores, que tem objetivos comuns, tomam decisões em assembleias, e dividem igualmente obrigações e benefícios, e além dos objetivos econômicos a cooperativa visa o interesse e o bem comum dos seus cooperados. A união dos trabalhadores em grupos organizados é o princípio básico que resulta na melhoria das suas condições econômicas e sociais, pois além de aumentar a renda melhora a qualidade de vida e todos os aspectos relacionados ao desenvolvimento humano, pois cria postos de trabalho, gera renda, diminui o trabalho infantil, e dessa forma garante a inserção econômica e social desses grupos causando um equilíbrio econômico.  Além dessas questões econômicas e sociais o aspecto ambiental também é muito importante, pois as cooperativa contribuem decisivamente para a diminuição do impacto ambiental causado pelo consumo.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp