03/06/2017 às 13h10min - Atualizada em 03/06/2017 às 13h10min

O nível do rio Amazonas baixou 20cm nos últimos dias. Começa o período da vazante.

Por: Rafaela Aquino
Fotos: Rafaela Aquino

ÓBIDOS - Esse ano o nível da água do rio Amazonas chegou a 7,94mt, ficando com 0,66cm, abaixo do nível de uma das maiores enchentes que Óbidos sofreu nos últimos 10 anos, comparando com a de 2009, onde chegou ao nível de 8,60mt, medidas e dados passados pelo seu Eder Queiroz que é o responsável de passar as medidas oficiais, para a Agência Nacional das Águas – ANA.

Em Óbidos alguns ruas foram invadidas pela água, e uma loja de confecção (Feirão das Fábricas) que fica no centro da cidade teve que fecha as portas por conta da cheia, em algumas ruas do centro que ficaram submersas, pontes foram construídas para que o tráfego de pessoas não parasse.

Com a vazante do rio, empresários que tem lojas no centro da cidade já retiraram as adaptações e voltou a normalidade. O Feirão das Fabricas, que precisou ser fechado voltou as atividades normais na segunda feira (29). As pontes que foram construídas aos pouco estão sendo retiradas, com isso a cidade mais portuguesa da Amazônia começa a voltar a sua normalidade.

“Esse ano tivemos uma enchente moderada. Posso dizer que tivemos, pois a água já começou a vazar e a tendência é vazar mais, já que está passando o período da chuva, mais estamos aí acompanhando o nível da água”. Ressaltou Eder Queiroz

Com a vazante, teremos este ano o tradicional festival do Jaraqui, que acontecerá na frente da Cidade de Óbidos nós dias 09, 10 e 11 de junho, na rua Siqueira Campos entre o Mercado Municipal da Carne e Mercador Municipal do Peixe.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp