24/05/2017 às 19h06min - Atualizada em 24/05/2017 às 19h06min

Foram definidas 36 proposta que serão levadas a conferencia estadual da saúde da mulher.

A primeira Conferência Municipal da saúde da mulher que ocorreu em Óbidos nos dia 18 e 19 de maio, elegeu seus delegados e aprovou as melhores proposta apresentadas em prol da Saúde da mulher Obidense.

Para: Portal Obidense
Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS -  A I Conferência Municipal da Saúde da Mulher encerrou nesta sexta-feira (19), quando foram eleitos os 08 delegados que irão representar Óbidos na conferência estadual, que ocorrerá de 19 a 20 de junho, em Belém.

Deste número, 04 delegados representam o segmento usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), 02 são trabalhadores em saúde e os outros 02 são gestores ou prestadores de serviço, o que garante a paridade exigida em lei.

Ficando assim:

Seguimento Usuário: Maria do Carmo Canto, Alta Santarém, Raimunda Aldamira Sena e Maria Zilda.

Seguimento trabalhadores da Saúde: Maria Amélia Alves e France Minele da Costa.

Seguimento Gestor e Prestador: Elenice de Souza e Mikela Paz Ribeiro.

A plenária também aprovou o relatório final contendo as propostas debatidas nos 04 grupos de trabalhos reunidos no sábado (18) em conferência. Foram escolhidas 36 propostas, sendo que 21 escolhidas da pré-conferência, nesses 3 dias vieram representantes que residem nas árias de várzea do município, trazendo para debates, suas dificuldades e necessidades.

Esse debate aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de maio. Já na conferência foram elaboradas e aprovadas 15 propostas de trabalhado em somas dos eixos temático em nível estadual.

Nesse encontro, para facilitar, foi delimitado 4 temas para serem debatidos e assim dar início as propostas e sugestões.

-O papel do Estado no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres.

-O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.

-Vulnerabilidade já das mulheres na política nacional de atenção integral à saúde das mulheres.

-Políticas para mulheres e participação social.

Click AQUI e veja as 36 propostas

Essas propostas serão levadas pelas delegadas eleitas, para a Conferência Estadual de Saúde Da Mulher em Belém nos dias 19 e 20 de junho. E se tudo der certo Óbidos receberá alguns dessas melhorias em prol da Saúde da mulher.

A I Conferência Municipal de Saúde da Mulher foi na sede da da Colônia Z19 de 18 a 19 de maio contou com cerca de 70 participantes, entre delegados e convidados.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp