23/05/2017 às 18h02min - Atualizada em 23/05/2017 às 18h02min

A comunidade Santa Rita no município de Óbidos, reuniu seus moradores para o Círio de sua padroeira

Para: Portal Obidense
Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquina

ÓBIDOS – A demonstração de fé e devoção aos santos padroeiros nas comunidades de Óbidos passam por várias gerações e se mantem acesa. A tradição é mantida até os dias atuais. Há 5, anos que a comunidade Santa Rita no Município de Óbidos, realizam um Círio fluvial para saudar sua padroeira no dia dedicado a ela.

Uma comunidade unida que mesmo no meio das dificuldades não deixam de realizar essa manifestação que movimenta a comunidade, tudo é uma questão de fé.

Todos os anos no dia 22 de maio, a comunidade se movimenta para a festa e o sírio fluvial, que sai as 8hs da manhã, percorrendo os rios da comunidade. Para o grande momento da saída em procissão, sempre é escolhida a casa de uma família que mora na comunidade. E finaliza na igreja, que recebe a santa totalmente decorada, onde acontecem a celebração em homenagem a Santa Rita. Depois da celebração é servido um farto almoço para os presentes.

Para registrar, este ano o círio saiu da casa da senhora Ida Souza, e a celebração foi realizada, pelo padre Davenir Andrade, estiveram também presente o Frei Ulysses e Padre Miguel, aproximadamente 60 pessoas participaram do círio. A comunidade de Santa Rita de Cassia fica localizada na região da Costa de Baixo do Município.

Como era antes na comunidade.

Em se tratando da religião católica, a prática era nas casas rezando ladainhas. A partir do ano de 1970 teve início a denominação de “comunidade” para os núcleos catequéticos. Nesse mesmo ano, o nome “Santa Rita” foi dado para a Comunidade a fim de satisfazer a uma antiga aspiração do Sr. Álvaro Luis de Aquino Pinto e Dora Maria Vieira Monte, por causa do nome do terreno onde seria a Capela “Santa Rita” por motivo da construção do colégio, a Igreja foi construída no terreno ao lado. A padroeira é Santa Rita de Cássia e a primeira Missa foi celebrada, na Capela por Rodolfo Hartmann, em Novembro de 1970.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp