20/05/2017 às 19h48min - Atualizada em 20/05/2017 às 19h48min

Prefeito Chico Alfaia participa de encontros em Belém e Brasília em busca de recursos

Durante encontros com representantes dos dois governos o prefeito obidense apresentou reivindicações de melhorias para as principais demandas do município de Óbidos.

ASCOM/PMO
Por: Érique Figueirêdo
Foto: Divulgação

ÓBIDOS - O prefeito Chico Alfaia, acompanhado do líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores, Rubinho Souza, está deste o início da semana participando de uma série de eventos que tem como pauta principal reivindicar junto aos governos Estadual e Federal, para solucionar diversas demandas dos municípios.

O primeiro evento foi realizado na última segunda-feira (15), na capital do estado, oportunidade em que Alfaia participou junto com outros 60 prefeitos do Estado do Pará, da 1ª Marcha a Belém em Defesa dos Municípios Paraenses.

No evento, foram apresentadas as demandas prioritárias de todas as macrorregiões paraenses. As necessidades foram elencadas pelos prefeitos e apresentadas pelas associações e consórcios regionais que compõem a Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep).

Participaram da 1ª Marcha, os deputados federais José Priante e Lúcio Vale que ouviram dos presidentes das associações as prioridades relacionadas ao âmbito federal. Na ocasião, Priante conversou com os gestores municipais sobre a revisão da Lei Kandir, da qual é relator, e da necessidade de alteração na legislação para o desenvolvimento de vários estados, sobretudo o Pará.

O deputado federal Lúcio Vale, que é coordenador da bancada federal, garantiu que vai intermediar encontros entre o governo federal com as entidades municipalistas. “A partir da próxima semana, vou solicitar agenda com os Ministérios e as associações para que possamos encontrar soluções às demandas”.

A 1ª Marcha atingiu seu objetivo ao mobilizar a atenção de deputados estaduais, bem como do Governo do Estado, para os entraves ao desenvolvimento dos municípios. Estiveram presentes no Hangar, o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Marcio Miranda, acompanhado dos deputados estaduais Eliel Faustino, João Chamon, Tiago Araújo, Hilton Aguiar e Neil, além do vice-governador Zequinha Marinho.

Após o evento, Chico Alfaia participou da reunião com governador Simão Jatene e secretários do Estado, no Palácio dos Despachos, onde também apresentaram as demandas de âmbito estadual. Ficou definido que no dia 25 de maio os prefeitos reunirão novamente com o governador e os técnicos do governo para detalhar as soluções finais.

Na última terça-feira (16), o prefeito obidense seguiu para Brasília, onde participou da abertura da XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que contou com a presença do presidente Michel Temer, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e o presidente em exercício do Senado, Cássio Cunha Lima, além de vários ministros do Governo Federal, e deputados federais.

Alfaia cumpriu agenda na capital federal e participou de uma audiência especial no Ministério da Integração Nacional. Na oportunidade foi entregue ao ministro Helder Barbalho a pauta municipalista com as demandas apresentadas pelas Associações e Consórcios dos municípios paraenses destinadas ao governo Federal. Helder parabenizou a iniciativa e se comprometeu em fazer os encaminhamentos das demandas.

O prefeito obidense reuniu com os representantes da Defesa Civil Nacional, que garantiram o envio de um milhão em ajuda humanitária, que deverá chegar em Óbidos até o fim de maio. Ainda segundo o órgão, antes do final do primeiro semestre, mais 824 mil serão encaminhados para ajudar as famílias atingidas pelos desastres naturais.  

 “Tivemos encontros produtivos e em breve esperamos receber boas noticiais. Tivemos um sinal positivo do projeto de recuperação da área de barreira e Juncal, no bairro de Fátima. Esses projetos estão em estudo no ministério da integração, em fase avançada. Nos pediram mais informações e nós já determinamos que esses dados sejam encaminhados com urgência pelo nosso setor de planejamento. Temos ainda em fase de estudo a liberação de verba para no futuro asfaltar 4,5 km de ruas na cidade. Agora é importante frisar que esses prazos são incertos e podem demorar, já que há milhares de outros projetos em análise no ministério da integração”, ressaltou Chico Alfaia.  

Ainda durante sua passagem por Brasília, Alfaia reuniu com representantes do Ministério do Esporte, e cadastrou o projeto de construção de uma ginásio esportivo, avaliado em 1.316 mil. Ainda em fase de elaboração, o projeto deve passar por analise, e a pedido do ministério novas informações devem ser repassadas pela prefeitura.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp