18/05/2017 às 19h40min - Atualizada em 18/05/2017 às 19h40min

Prefeito Ludugero de Oriximiná, decretou nesta quinta-feira (18), situação de emergência no município.

Para o Portal Obidense
Por: Marcio Garcia
Foto: Marcio Garcia

ORIXIMINÁ – Defesa Civil Estadual chegou nesta quinta-feira (18) no município de Oriximiná, cidade que fica no oeste do Pará, para fazer avaliação em loco, sobre a decretação de emergência feita pelo prefeito da cidade devida a grande cheia do rio Amazonas que atingiu os ribeirinhos e pessoas que moram próximo ao rio trombetas.

O prefeito recebeu o levantamento e parecer da Coordenadoria de segurança e Defesa Civil Municipal, que recomendou a decretação. O rio Amazonas está próximo de atingir a marca de 8 metros, mas nos últimos 2 dias, está estável segundo a ANA (Agencia Nacional das Águas).

“Estamos recebendo a visita da Defesa Civil do Estado que juntos com a defesa Civil do Municipal, irão verificar a situação no interior, eu fui secretário do interior, e sei da problemática, por isso receberão todo o nosso apoio para fazerem esse levantamento da situação, como sabemos a água está estável, mas não podemos confiar, ela poderá subir novamente, diante disse decretamos a situação de emergência. Aqui no município muita gente vai ajudar, além do município, a própria Mineração Rio do Norte está se propondo a ajudar, o problema não é somente na subida da água, mas também na vazante, o problema de uma doença o pescador não pode deixar sua residência para pescas, animais morrendo sem ter o que comer, e magro não tem como vender, uma séria de transtorno”. Disse o prefeito Ludugero

O prefeito agradeceu a presença da Defesa Civil do estado, inclusive acompanhou os agentes na cidade, em algumas regiões críticas.

“Nós vamos acompanhar a Defesa Civil do Estado, estamos indo neste momento fazer uma viagem na ária ribeirinha, para fazer o mapeamento de alguns pontos que ainda faltou para inserir no sistema”. Falou Paulo Paixão, coordenado da Defesa Civil de Oriximiná.

Após esse procedimento ainda terão que aguardar em média 15 dias para que seja homologado o pedido, e receber ajuda de pelos menos Cestas Básicas, Kit Higiene.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp