16/05/2017 às 11h46min - Atualizada em 16/05/2017 às 11h46min

Elaine dos Santos, 31 anos, moradora da Comunidade São José Operário em Óbidos, profissão Gari.

No Brasil, em 16 de maio, se comemora o dia do Gari, uma profissão pouco reconhecida, mas de uma grande importância para a sociedade e a população de uma cidade.

Para o Portal Obidense
Por: Rafaela Aquino
Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS - Na terça-feira (16), se comemora o dia do GARI. Segundo o sindicato da categoria, no Brasil os garis não recebem o devido respeito e visibilidade que merecem, pois é graças ao seu trabalho que os cidadãos podem viver em uma cidade mais limpa e bonita.

O Portal Obidense, não podia deixar essa data passar em branco, em Óbidos, queremos parabenizar todos os profissionais da limpeza, mas em especial uma pessoa que exerce essa digna profissão.

E através de uma mulher batalhadora, que tem como profissão ser Gari, através dela todos os demais recebem essa homenagem e a lembrança de seu dia, neste 16 maio.

Elaine dos Santos, 31 anos, moradora da Comunidade São José Operário, tem cinco filhos, está cursando a oitava série do ensino fundamental na escola Felipe Patroni.

Além de ser estudante, labora há cinco anos desempenhando a profissão de Gari, para conseguir ser contratada, não foi fácil, estudou e fez um concurso público, onde foi aprovada para exerce essa função e até hoje, desempenha muito bem seu papel e com orgulho.

Um sonho

Como toda pessoa, tinha um sonho. Elaine sonhava em um dia ser Enfermeira, mais pela necessidade teve que interromper esse sonho, por ser filha de uma família carente, seus pais não tinham como ajudá-la a conquistar sonhos, então, Elaine, teve que começar a trabalhar muito cedo, para ajudar a família.

Em um relacionamento amoroso, sem muita orientação, ainda jovem mocinha, viveu sua paixão. Aí veio os filhos, mulher forte e determinada, assumiu a responsabilidade sozinha. Uma decisão que somente quando é mãe se entende. Viver para eles.

Cuidar de 5 crianças sozinha, não é tarefa fácil, papel que muitos marmanjos, não conseguem e não assumem. Elaine assumiu, é para eles Pai e Mãe.

Em 2016, resolveu voltar a estudar, e consequentemente, voltar a sonhar: “Estou novamente correndo atrás do tempo perdido pois nunca é tarde para voltar a sonhar”. Disse Elaine, com um sorriso de positividade.

Mas, em todas as suas afirmações, a mulher Gari, sempre fala com muito entusiasmo de sua profissão, de seus amigos de trabalho e de cuidar, dentro de sua capacidade e estrutura, da limpeza da sua querida e amada Óbidos.

“Tenho orgulho de minha profissão sei que não somos valorizados pelo que fazemos, mais faço com prazer meu trabalho, de lá tiro o sustento de meus filhos e compro o que mais é preciso, agradeço ao Portal Obidense pela homenagem a nossa classe, nem sabia que no dia 16 de maio se comemorava essa data agora não irei mais esquecer.

Nas primeiras, horas desta manhã de terça-feira (16), na data que se comemora o dia nacional do Gari, Encontramos Eleine trabalhando a todo “vapor” cuidando da limpeza da cidade, junto de seus outros colegas Gari, que formavam a equipe.

Mas, os profissionais da limpeza, já conseguiram algum reconhecimento, no dia do Gari, algumas cidades do Brasil, fazem uma programação especial, onde a classe comemora seu dia em evento de confraternização, brincadeira, música e comida. As coisas estão evoluindo.

A profissão

Sabia que a profissão de gari surgiu no tempo do Império, na cidade do Rio de Janeiro? Tudo começou quando um empresário chamado Aleixo Gary assinou contrato com o governo para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

De lá para cá, os coletores de lixo trabalham todos os dias com seriedade e dedicação, apesar da profissão ser árdua e da jornada de trabalho ser sacrificante. Faça chuva, faça sol, lá estão os profissionais da limpeza recolhendo o lixo das residências, indústrias e edifícios comerciais e residenciais, varrendo ruas, praças e parques. Também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas. Ufa!!

Valorize o Gari

Existe várias formas de valorizar o profissional da limpeza, seja educado e o trate como um profissional que exerce sua profissão dignamente para que você possa viver em um ambiente saudável.

Não jogue o lixo nas ruas, separe em sacos plásticos, latas de lixos ou cestos e coloque em um lugar onde não possa ser alcançada por cachorros de rua e outros animais.

Faça fazer valer, sua educação, começando a juntar e organizar seu próprio lixo e descubra que todos, queira ou não, tem um Gari dentro de si.

Parabéns aos Gari´s do Brasil, parabéns aos Gari´s de Óbidos, receba um grandioso abraço caríssima Elaine dos Santos de toda a equipe do Portal Obidense.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp