15/05/2017 às 17h44min - Atualizada em 15/05/2017 às 17h44min

Amado e apreciado pelos obidenses, cozido, frito ou assado o peixe Jaraqui invade os rios e lagos nesta época em Óbidos.

Para Portal Obidense
Por: Walmir Ferreira e Eury Silva
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS – Talvez não existe algo mais simbólico para a cultura alimentar do Obidense do que o Jaraqui com farinha. O Jaraqui frito é uma delícia, uma caldeirada então? O assado é saboroso e tem aquele cheiro peculiar, para mim, poderia charmar de “O peixe encantador”.

Entre muitas atribuições, além de ser tão delicioso o que faz dele um peixe popular, e de baixo poder aquisitivo, nesse mês de março você pode conseguir lá na “beira” no cais do porto 5 unidades por R$ 10,00 reais. Mas o preço tende a baixar.

Atualmente ele tem seu encanto, suas escamas brilham, o rabo chama atenção por ter uma cor bem brasileira, um amarelo ouro lindo! Em Óbidos, é tão “apreciado” e cultuado que existe um festival tradicional que acontece todos os anos na cidade para celebrar sua “fartura” onde participam milhares de pessoas. É o festival do Jaraqui, com direito a rainha, a moça mais bela entre as mais lindas.

O peixe encantador, faz despertar a vontade do obidense que residem em outro lugar, em comer o Jaraqui de Óbidos. Nesse período do ano, são enviados milhares para outras cidade onde obidenses residem, o bom mesmo é o jaraqui daqui!

Geralmente o período da desova inicia em novembro e termina em março, a partir daí eles começar a engordar e sair dos igarapés, lagos fazendo um longo percurso, as vezes surge um espetáculo à parte, quando na sua trajetória encontram redes de pescadores tenaz, é a briga da caça contra o caçador.

Falamos com Edvaldo Amorim, pescador mais temido dos cardumes de Jaraqui em Óbidos. Lá ele é conhecido como “Passarinho” mais de 35 anos de profissão como pescador, sabe e conhece todos os atalhos.

Passarinho nos contou, apenas uma parte de como ele sabe onde encontrar os cardumes. O passarinho disse que não pode nos falar o “Pulo do Gato”.

Passarinho conta, que antes de tudo precisa olhar a lua, pois os cardumes se formam pela fase do único satélite da Terra, mas não quis revelar qual fase, (Cheia, Minguante, Nova, Crescente). Depois precisa fazer as contas do espaço e tempo. Por que isso? Conforme a cheia do rio, os Jaraquis saem do Rio Curuá, e passam por vários lagos e regiões, Flexal, Igarapé Grande, Mamauru, Campina entre outros, precisa estar atento que eles vem “pela beira da terra firme”, para saber, qual dia eles vem “vará” no rio Amazonas, mas Passarinho, diz que dá o “bote” no lago do Paturi, próximo a Serra da Escama. Mas antes requer observação, em lugares que se formam “matupá”, que são “tapagens” de rio onde o jaraqui encontram dificuldades e se mostram desatentos revelando a sua presença.

Mas, não somente todas essas questões, o prazer e a certeza que vem um grande cardume é sentir aqui na frente de Óbidos um forte vento, pitoresco que nos dá a certeza que vamos encher as redes de Jaraqui. Passarinho, deixou escapar essa dica. (ventou muito tem jaraqui)

Passarinho, conversou com nosso colaborador Eury Silva, lá na beira, em frente de Óbidos, após retornar de um lance no lago do Paturi, com sua canoa cheia de Jaraqui, vendendo 5 por R$ 10 reais. Quando Eury Silva, ia saindo ele revelou mais uma: “Olha para pegar jaraqui, tem que ser cedo da manhã, nem vem de tarde, poderá voltar sem peixe”.

Em frente a cidade de Óbidos, dezenas de pescadores, na captura de Jaraqui, o peixe nessa época dá em abundância, que até mesmo sem saber as fases da lua o tempo que um cardume leva para chegar na saída do lago do Mamauru, qualquer pessoa pode pegar bastante.

Muitos dirão que é somente história de pescador, mas para quem mora em Óbidos, ao andar pela rua, no horário das principais refeições, verá fumaça subindo dos quintais dos obidenses, ali é evidência clara, que tem um Jaraquizinho assando. Para mim, é sim um peixe encantador.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp