11/05/2017 às 17h13min - Atualizada em 11/05/2017 às 17h13min

Centro Municipal Infantil do Bairro Perpetuo Socorro realiza atividade de autonomia com as crianças.

Autonomia infantil é um importante aprendizado, para que a criança, quando adultos, possam saber conviver com as adversidades e super obstáculos.

Portal Obidense
Por: Eury Silva
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS -  O Centro Municipal de Educação Infantil Perpetuo Socorro, localizado no bairro Perpetuo Socorro, através do plano pedagógico está realizando atividades de autonomia com os alunos na idade de 2 a 4 anos.

Nas atividades as crianças são ensinadas a desenvolver a autônima de se servir, uma espécie de auto serviço, (self service) na hora da merenda. Nesta matéria as crianças começam a exercitar e servir sua própria sopa, atualmente o centro de educação, atende aproximadamente 170 crianças.

O desenvolvimento da autonomia na infância permite a construção de uma personalidade saudável e possibilitará o desenvolvimento da capacidade de resolver conflitos ao longo da vida.

Para se desenvolver, os alunos são estimulados a crescer e a aprender a fazer coisas que antes não conseguiam realizar sozinhos como, por exemplo, tomar banho, se vestir colocar o sapato, servir o próprio prato, Além destas tarefas, crescer e se tornar autônomo exige que desenvolvamos a capacidade de tomar decisões, fazer escolhas e assumir as consequências destas escolhas.

Apenas uma criança autônoma aprende a fazer escolhas, avaliar os próprios desejos e sentimentos e traçar metas para alcançá-los. Junto com a autonomia, outras facetas da personalidade se desenvolvem, como a moralidade, e com ela os conceitos de certo e errado, pois a autonomia traz consigo responsabilidades e com elas vem os limites.

“Nossa tarefa, portanto, muda, mas não se torna menos importante. Devemos manter uma distância ideal, que permita a nossos alunos experimentar, mas sem perder a perspectiva que podem contar conosco para ajudá-los a avaliar as situações antes de fazer suas escolhas, levantar quando cair e às vezes, depois de vê-los tentar e não conseguir, mostrar que estamos a seu lado e não nos custa fazer por eles mais algumas vezes, enquanto eles aprendem. O desenvolvimento da autonomia nas crianças visa a compreensão de algumas rotinas diárias e atitudes relacionadas ao convívio com adultos e outras crianças, principalmente no âmbito escolar. Disse a coordenadora pedagógica”. Geane Siqueira.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp