10/05/2017 às 21h48min - Atualizada em 10/05/2017 às 21h48min

Em meio ao surto de gripe, médico pediatra alerta sobre o risco de Bronquiolite e Pneumonia.

Mas a atenção precisa ser redobrada nesse período de inverno e mudanças climáticas e o surto de virose, gripe e bronquiolite.

Por: Márcio Garcia
Foto: Márcio Garcia

ORIXIMINÁ – Em tempo de surto de gripe, médico pediatra Dr. Sidney Barbosa alerta para o risco de simples viroses virar uma Pneumonia, principalmente em crianças, jovens e adolescentes.

Dr. Sidney Barbosa, como profissional da medicina é muito querido e respeitado pelo trabalho desenvolvido na cidade de Oriximiná no Oeste do Pará.

A pneumonia é uma infecção que ataca os pulmões, provocada por agentes infecciosos (bactérias, vírus ou fungos) e por reações alérgicas.

Recentemente morreu em Oriximiná um adolescente de 17 anos, caso que chamou atenção pela sua repercussão na cidade que foi assunto de matéria neste Portal.

Leia a matéria: Causa Morte?  

Com essa preocupação e as mudanças climáticas que contribui para as doenças respiratórias, nosso correspondente em Oriximiná, repórter Márcio Garcia procurou o Dr. Barbosa o qual chama a atenção para alguns cuidados em relação a doenças respiratórias e o surto de Bronquiolite nas crianças.

“No inverno, temos doenças respiratórias que são mais prevalente nesse período, muitas doenças virais que complicam, geralmente com quadros pneumônicos. Atualmente nós estamos com uma epidemia aqui no município de Oriximiná, chamada Bronquiolite, essa é uma doença comum no inverno, é uma doença de padrão viral, as crianças começam com quadro gripal, coriza, tosse, depois começam a ter uma exacerbação da tosse, crise e tose em excesso, cansaço, dificuldade respiratória, e quando os bebês são muito pequenos, abaixo de 4 meses, essa doença pode evoluir com insuficiência respiratória.”

Com essas dicas Dr. Sidney, chama a atenção para alguns cuidados que precisa ter para evitar que as crianças sejam infectadas e que o quadro possa se agravar.

“Sobre o que informei, caso a criança apresente esses sintomas, ela precisa de uma avaliação médica urgente, isso é importantíssimo, porque? Ela poderá ter dois tipos de evolução, uma insuficiência respiratória grave ou para um quadro de pneumonia que também é grave”.

O médico deixa claro que é importante para os pais e responsáveis, estar sempre vigilante com suas crianças, e dá dicas dos cuidados que devem ser tomados.

“Os pais devem evitar aglomerados, muita gente dentro do quarto, muita gente perto da criança, fumantes, longe de pessoas gripadas. Inverno sempre é uma preocupação para nós pediatras. Chamo a atenção e alerto que o uso de vitaminas não previne isso, tem que realmente tomar esses cuidados, o adulto tem que ter consciência e não expor a criança a esses riscos. Evite a auto medicação, não faça isso, evite maiores problemas, lembre-se que a criança é um ser em formação, seus órgão estão ainda em desenvolvimento, leve sua criança para uma avaliação médica”.

Devido ao grande número de entrada no hospital de Oriximiná, em relação a virose e gripe, é importante ficar atento e seguir a dica do Dr. Sidney Barbosa.

O que é a bronquiolite?

A bronquiolite é uma infecção frequente dos pulmões causada por um vírus. A infecção origina o inchaço das minúsculas vias respiratórias no interior dos pulmões, as quais se denominam bronquíolos.

Sinais da bronquiolite

Inicialmente, a criança poderá apresentar febre, nariz a pingar ou tosse. Provavelmente, até tossirá bastante, o que é normal. Outros sinais:

  • Respiração rápida e superficial
  • Respiração com sons muito elevados (pieira)
  • Covinhas (denominadas contracções) no peito, por debaixo da caixa torácica, acima da clavícula, entre as costelas ou no pescoço
  • Alargamento das narinas
  • Aumento da irritabilidade, rabugice e cansaço
  • Comer ou beber menos
  • Dificuldade em dormir

No início, a tosse da criança será provavelmente seca, curta, superficial e fraca. Após alguns dias, a criança poderá começar a libertar muito muco quando tosse, o que significa que está a melhorar e a tentar libertar-se do muco e da infecção.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp