24/04/2017 às 19h33min - Atualizada em 24/04/2017 às 19h33min

03 centímetros. É a diferença que falta para que seja decretado "Cota de Alerta", pela Defesa Civil do município de Óbidos.

Até o fechamento da última metragem do nível do rio Amazonas, no último domingo (23) foi registrado 7.70 m o atual nível do rio.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Durante o final de semana o nível do rio oscilou bastante. O fenômeno ocorreu durante o sábado e domingo, dias 22 e 23 de abril. Segundo informações da Defesa Civil municipal o nível subiu e desceu pelo menos dois centímetros por dia. Mas, acabou fechando o domingo há três centímetros do menor esperado para a chamada "Cota de Alerta".

O alerta ocorre quando a água do rio invade as ruas do centro comercial da cidade de Óbidos e as regiões periféricas, banhadas pelo laguinho Pauxis. Quando o nível ultrapassa 7 metros e 73 centímetros a Defesa Civil alerta para o risco de inundação das ruas do centro comercial da cidade e dos trechos mais afetados pela cheia do rio. Com isso, diversas ações são desenvolvidas como a construção de pontes e marombas, que são estruturas de madeira usadas para o tráfego de pedestres, sobre a água.

"Quando o nível ultrapassa este limite de 7.73 m nós decretamos a 'Cota de Alerta' para grande enchente e iniciamos ações para contribuir com a população." Disse Ary Franco, Coordenador da Defesa Civil em Óbidos.

A travessa Pauxis já recebeu este serviço, anunciado pela Defesa Civil, mesmo antes da 'Cota de Alerta'. Parte do trecho da travessa já está submerso e os moradores enfrentam problemas no tráfego diário. A Defesa Civil encaminhou madeira para a construção de pontes no local, já que a rua está inundada.

Em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Defesa Civil já conseguiu a aquisição de grande quantidade de madeira para dar auxílio aos trechos mais afetados com a água do rio e para construção de pontes e marombas na zona urbana e rural.

CLICK AQUI, Veja fotos da enchente de 2014 em Óbidos


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp