11/04/2017 às 18h23min - Atualizada em 11/04/2017 às 18h23min

Prefeitura do Óbidos inicia a entrega dos carnês do IPTU 2017

Este ano, cerca de 5.900 mil contribuintes receberão o carnê de cobrança e podem ter desconto de até 30% no pagamento de cota única.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom/PMO
Fotos: Odirlei Santos – Ascom/PMO

ÓBIDOS - A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sempof) iniciou na semana passada a entrega dos carnês para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício fiscal de 2017.  

Segundo o Setor de Tributos da prefeitura, devem ser distribuídos até o dia 20 de abril cerca de 5.900 carnês. Em Óbidos, moradores de dois, dos oito bairros ainda não pagam o imposto, devido as áreas não estarem inclusas no cadastro de cobrança.

Nos anos anteriores o índice de inadimplência alcançou a média de 70% segundo levantamentos feitos pelo setor responsável pela área fiscal. Para evitar o mesmo cenário em 2017 a Sempof está estimulando os contribuintes a regularizar o seu IPTU, por meio de facilidades para pagar o imposto.

Entre as formas de pagamento os contribuintes adimplentes podem optar pela cota única, com desconto de 30% se for pago até 15 de julho. Há também a opção de cota única com desconto de 20% se for pago até 15 de agosto, além do pagamento parcelado que dependendo o valor do IPTU pode ser quitado em até três vezes com base no valor principal do imposto, sem desconto.

Quem estiver com débitos pendentes com a prefeitura de Óbidos terá a chance de renegociar. Isso porque será lançando nas próximas semanas o REFIS 2017 (Programa de Recuperação Fiscal) que vai facilitar a quitação das

dívidas ativas dos contribuintes (pessoas físicas e jurídicas), como débitos do IPTU, Imposto Sobre Serviços (ISS) e Taxas Municipais. “O Refis ainda está em fase de aprovação na Câmara de Vereadores e tão logo seja aprovado, será mais uma facilidade para que o contribuinte possa negociar a regularização do seu IPTU além de outros impostos. Foram estudadas todas as possibilidades de facilitar a regularização das pessoas em situação de inadimplência, assim todos ganham, tanto a administração municipal como a nossa população”, disse Xavier Araújo, chefe do setor de tributos da PMO. 

A arrecadação do imposto municipal é importante para investimentos próprios na área de saúde pública, iluminação, limpeza, obras de urbanismo e toda a parte de infraestrutura. Quanto maior a arrecadação, maiores serão os benefícios para a população.

Atendimento

Caso o carnê ainda não tenha chegado a casa do contribuinte, ou o documento tenha sido entregue em endereço errado, ou ainda com informações incorretas, o setor de tributos da prefeitura está realizando atendimento especial para facilitar a solução de eventuais problemas. Os atendimentos são realizados de 8h às 13h no prédio da prefeitura de Óbidos, localizado na rua Deputado Raimundo Chaves, 338, no centro da cidade.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp