20/03/2017 às 09h09min - Atualizada em 20/03/2017 às 09h09min

Cerimonial de formatura foi marcado por muita emoção, por registrar o fim de um ciclo da última turma do prédio da lendária Escola São José.

Muitos adjetivos foram dados aos 74 formandos que iniciaram sua história em 2014. Um clima de despedida e saudade. O cerimonial também serviu para registrar na história o antes e o agora da nova escola que herdou o nome de São José.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS – Em Óbidos, cidade histórica, cheia de cultura que fica no oeste do estado do Pará, com mais de 50 mil habitantes (IBGE), ainda preserva a emocionante tradição de fazer lindos cerimoniais e bailes de formatura com alunos concluintes do ensino médio.

Para quem não tem noção, o tamanho da importância, devemos mencionar que a autoridade maior do município como o chefe do executivo o prefeito da cidade se faz presente. É entoado o Hino Nacional Brasileiro na abertura.

A festa é dividida em duas etapas. A primeira tem o cerimonial que foi realizado na igreja Assembleia de Deus. A entrega dos certificados pela escola e como prêmio o presente do anel de formatura, dada pelos familiares, entregue na representação de um personagem denominados Paraninfos que cortejam os vencedores concluintes, apresentando aos presentes e a sociedade.

A segunda é o baile dançante realizado na Boate Stilus, onde os formandos são os personagens principal, vestidos a caráter de forma quase impecável, com banda de música se divertem juntos, dançam, como forma de despedida, pois poderão nunca mais se encontrar, poderão trilhar caminhos diferentes na preparação e na escolha de sua profissão onde irão se especializar e buscar o ensino superior.

O cerimonial é cheio de Glamour, antes e por muito tempo era apresentado pelo conhecido Francisco de Paula, que deu lugar ao não menos competente J. Barbosa, que tem sua forma de apresentação seguindo um ritual.

Ambiente lotado, é formada uma mesa especial de pessoal que participaram e que influenciaram a vida desses formando na sua graduação, que não deixa de ser uma forma de homenagem e agradecimentos dos alunos.

Entre os agraciados estavam: Ananilva Soares (Patronessa), Fabiana Fábio (Paraninfa), Cristina Barros (Diretora), Aldenei Gomes (Vice-diretora), Jaime Costa (Vice-Diretor) e o prefeito da cidade Francisco Alfaia, além de outros educadores.

Essas pessoas tem o espaço para dar seu último conselho, alertar para a vida, agradecer e falar da importância e realização de estarem formando

mais uma turma.

A educadora, Fabiana Fábio, falou da importância de cada um ter Deus no coração, acreditar nos sonhos e seguir em frente em suas novas caminhadas.

Cristina Barros, falou do quanto essa turma foi guerreira, foram heróis, foram determinados, lembrou de tudo o que aconteceu, pois, tiveram que sair do prédio da antiga escola, sem ter para onde ir. Lembrou que eles estavam encerrando um ciclo de uma escola que funcionou em um prédio, onde formou muitos doutores e que foi um orgulho para muitos filhos de Óbidos.

A educadora Ananilva Soares, lembrou que todos precisam ter um senso de coletividades, que o mérito foi deles, mas que naquele momento deveriam agradecer seus professores que contribuíram com eles, quando ainda estavam no jardim, na pré-escola. Disse palavras doces, com sentimento, como motivação e até chegou a comparar como se cada um fosse seu filho e que os amava muito e que para ela a conclusão era realmente uma despedida e que contava com cada um deles, seriam eles o futuro do Brasil, de Óbidos e que poderiam se tornar doutores, lideres, professores e lutar por Óbidos não esquecendo suas raízes.

A turma escolheu a aluna concluinte Maria Eduarda para falar e agradecer a todos principalmente, Deus, Pais, Professores e alunos o qual o Portal Obidense descreverá abaixo, uma coisa que destacamos e que servirá de alerta, para os que deixarão Óbidos em busca de qualificação e graduação: “nunca esquecer de suas raízes”.

Às vezes a vida nos dá provas, onde as escolhas que fazemos são eternas, os caminhos que seguimos e a forma com que agimos, fundamentarão nosso futuro.

O momento que estamos vivendo é sem dúvida um dos mais importantes das nossas vidas e por isso, devemos aproveitar cada segundo dele. É um momento que vai ficar marcado para sempre em nossa memória.

Hoje é um dia de despedidas, de reencontros, de alegria e de realização. É o dia em que encerramos mais uma etapa e danos início a outra.

Eu gostaria que voltassem no tempo e relembrassem o primeiro dia em que entraram na Escola São José, de cada etapa vencida e de tudo o que viveram e sentiram no decorrer desses 3 anos. Também gostaria que lembrassem das maiores dificuldades que enfrentamos. Nossa caminhada até aqui não foi fácil, enfrentamos problemas que muitas vezes nos fizeram pensar em desistir. Mas, essas mesmas dificuldades nos motivaram a sempre seguir em frente, e aqui estamos nós. Tudo o que vivemos levaremos para o resto da vida e um dia sentiremos saudades.

Agora, muitos vão sentir um aperto no peito, uma dorzinha no coração, mas esse é o momento para pararmos e refletirmos sobre nossa vida. O que conseguimos conquistar e o que ainda queremos conquistar. Nossas ambições, nossos sonhos e objetivos. Tudo podemos realizar, basta ter fé e força de vontade. Temos que acreditar em nós mesmos, acreditar que sempre somos capazes. Se chegamos ate aqui, podemos ir muito mais longe.

E não podemos esquecer dos que nos ajudaram a chegar até aqui.

Primeiramente, obrigada Deus, por ter nos dado força e sabedoria para chegarmos onde chegamos, sem fracassar.

Obrigada à direção da escola e à todos os funcionários, que sempre visaram o melhor para nós, alunos.

Obrigada aos nossos professores, que nos transmitiram muito mais do que o planejado, nos ensinaram sobre a vida. Muitos de vocês, nós levaremos para a vida toda, mas não como professores, e sim, como amigos.

E finalmente, obrigada aos nossos pais. Vocês foram essenciais na nossa caminhada, porque nos deram amor e carinho, nos aconselharam sempre a fazer o que é certo, nos ensinaram tudo e mais um pouco, e muitas vezes, sacrificaram os seus sonhos para realizar os nossos. Portanto, essa vitória não é só nossa, mas de vocês também.

Agora, devemos buscar um estilo de vida construtiva, trabalhar a mudança, buscar o que engrandece a vida, lutar por dias melhores, construir a própria história e nunca esquecer de nossas raízes.

Recomece e busque seus sonhos.

Após todos receberem suas devidas homenagem, foi entoado o hino de Óbidos, um ato de civismo que arrepiou os presentes. Então foi alegria e muita dança na Boate Stilus com uma festa temática, o que podemos dizer que é uma inovação a primeira realizada em formatura, o tema. “Uma noite em Las Vegas”.

Historicamente essa turma deverá sim entrar para a história, como sendo alunos que enceraram o ciclo vitorioso da escola que funcionou no centro da cidade que formou muitos obidenses ao longo dos anos e deixará muita saudade e também muita tristeza. Adeus São José de antigamente.

Parabéns aos formando da escola São José 2016.

Para ver todas as fotos CLICK AQUI


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp