15/03/2017 às 21h37min - Atualizada em 15/03/2017 às 21h37min

Prefeitura de Óbidos e MRN realizam curso de Prática Instrumental para alunos de projetos sociais

A formação contempla jovens músicos que compõe três projetos sociais. O curso integra a programação do Circuito Cultural Trombetas.

Ascom/PMO
Por: Érique Figueirêdo – Ascom/PMO

Fotos: Mauro Pantoja – Ascom/PMO

ÓBIDOS - A Casa da Cultura de Óbidos, no oeste do Pará, está sediando desde a segunda-feira (13), o curso de Prática Instrumental, voltado para o aperfeiçoamento dos alunos lotados no Serviço de Convivência e Fortalecimento Manoel Rodrigues, e dos integrantes da Banda Diocesana São Francisco e do projeto Meninos Jesus.

A formação gratuita só foi possível por conta da parceria entre a Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), com a Mineração Rio do Norte (MRN), que está trazendo mais uma etapa do projeto Circuito Cultural Trombetas. O projeto tem o objetivo de buscar a valorização e a difusão do patrimônio cultural e imaterial da região às margens do rio Trombetas, que compreende as cidades de Oriximiná, Faro, Santarém, Óbidos e Terra Santa.

Cerca de 40 pessoas entre alunos, monitores dos projetos e professores, estão participando da formação que se estenderá até a próxima sexta-feira (17).

O curso é ministrado pela compositora, arranjadora, orquestradora, professora, regente e tecladista, Claudia Cimbleris. Profissional reconhecida na área, Claudia é professora de matérias como percepção musical, harmonia, arranjo, instrumentação e orquestração, composição, prática de conjunto e de orquestra, é também especialista em trilhas sonoras. Suas oficinas de Criação Musical - Trilhas Sonoras já resultaram em trilhas sonoras de espetáculos e vídeos, vinhetas de programas de rádio e TV, ou CDs gravados.

O interesse da Semcult pelos projetos que são desenvolvidos pelo Circuito Cultural Trombetas, que é apoiado também pelo Ministério da Cultura, através da Lei Roanet, garantiu outros cursos para Óbidos, que serão desenvolvidos ao longo do ano.

“Essa nova parceria com a MRN já nos garantiu mais seis cursos só na área de música, e teremos ainda no decorrer do ano as formações voltadas para as artes cênicas e artes plásticas, totalizando aí algo em torno de 10 cursos que virão para cá por meio da parceria com o Circuito Cultural Trombetas, trabalhando a arte de uma forma geral”, informou Luiz Carlos Queiroz, secretário de cultura e turismo de Óbidos.

O prefeito de Óbidos, Chico Alfaia, acompanhou o início das aulas, e garantiu incentivos para as futuras formações em parceria com a MRN, e a expansão dessas formações para um número maior de pessoas.

“Esse projeto é um celeiro de futuros músicos. Nossa intenção é unificar o Serviço de Convivência, com as bandas da diocese e do projeto Menino Jesus, para o desenvolvimento de projetos futuros, com a intenção de difundir cada vez mais a pratica musical entre nossas crianças, jovens e adultos. Nós temos total interesse na vinda do Circuito Cultural e seremos sempre parceiros da Mineração Rio do Norte”, falou Chico Alfaia.

Os participantes do curso receberão certificação, que será expedida pelos órgãos que promovem a formação.

 

Link
Tags »
Qualificação e Cultura Prefeitura de Óbidos MRN curso de Prática Instrumental alunos projetos sociais
Notícias Relacionadas »
Comentários »

No Qual Bloco Vc vai Sair no Carnapauxis?

6.8%
4.5%
26.6%
13.8%
10.8%
20.6%
16.8%
Moeda Valor
Dólar 3.3015
Euro 3.6914
Peso Argentino 0.2025
Bitcoin 9389.68766