13/03/2017 às 10h25min - Atualizada em 13/03/2017 às 10h25min

Encerra a XXª Edição do Festival da Castanha, com sucesso de Público e Impactos positivos na economia da Comunidade Andirobal.

Por: Eury Silva
Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Depois de três dias intenso, o festival da castanha termina com saldo positivo. Além da alegria, cultura e entretenimento, gerou renda e emprego para diversas famílias envolvidas direta e indiretamente no evento. O festival aconteceu nos dia 09,10 e11 de março na comunidade Andirobal em Óbidos – PA.

Durante os três dias foram realizadas várias programações esportivas, culturais e musicais com as bandas Mistura Show de Óbidos, Forró dos Tops do distrito do Flexal, Banda Ritmos de Santarém.

O festival foi organizado pela associação de moradores com o apoio da Prefeitura de Óbidos e celebrou o “cultivo da Castanha” com pratos típicos a base do alimento e muitas atrações culturais para turistas e moradores da região.

Na culinária vários produtos típicos da castanha foram comercializados como o tradicional biscoito da castanha, geleia de cupuaçu com castanha, pudim de castanha, docinhos de castanhas, e a tradicional bebida CASTANPINGA, e os deliciosos pratos feitos de frango na castanha, carne vermelha no vinho da castanha e vatapá com castanha. “Tivemos uma grande volume de venda nesse ano, com os nossos produtos feitos especialmente da castanha, foram bem comercializados e chegando a superar as nossas expectativas.” Disse a vendedora   Ediele Cardoso, que a 20 anos oferece no festival, os mais diversos tipos de pratos regional sempre com a principal matéria prima a castanha.

Realizada no espaço aberto numa área agradável a festa atraiu famílias de Óbidos, Oriximiná, Curuá e das comunidades vizinhas da região e segundo presidente do Festival Renilson Matos, o evento teve seu resultado super positivo pelo grande número de pessoas que estivaram participando durante os três dias, e no resgate e valorização por parte da secretaria de cultura e da prefeitura de Óbidos, pela estrutura oferecida ao festival este ano. Autoridades de Óbidos e Curuá estiveram presente no enceramento do festival e presenciaram a força econômica do festival para região. “Temos a obrigação de fomentar a cultura do nosso município, com base no nosso conhecimento cultural e da nossa equipe, estamos buscando resgata só não esse e sim todos os festivais culturais do nosso município.” Disse o Prefeito de Óbidos Chico Alfaia, “a cidade de Curuá é ligada na comunidade do Andirobal e as demais próximas, sempre estive presente como a minha família e amigos, e mais uma vez estamos prestigiando esse grande festival que gerar bastante economia para nossa região, e parabenizar o prefeito chico com sua equipe pela realização, e deixar aqui o convite para os amigos possam também participar dos festivais da nossa querida Curuá”. Falou o Ex-prefeito de Curuá, Zé Preto.

Estamos buscando junto ao executivo o fortalecimento da cultura e o desenvolvimento da comunidade, e graças a Deus já tivemos êxitos em três pedidos junto ao executivo para a comunidade e especialmente ao festival. Manutenção das ruas da comunidade, iluminação completa da comunidade e melhorias na sistema de água, pedidos estes que foram todos aceitos pelo executivo municipal e sua equipe,” falou o morador e vereador da comunidade Kedsson das Maquinas.

“São 20 anos de festival, a nossa equipe está vindo em loco prestigiar e ver o quanto esse festival é importante para a comunidade e para o município. Certamente o poder público não poderia deixar de apoiar, muito pelo contrário todo esforço que município vier fazer para que esse festival vim alavancar   ainda é pouco, mas a comunidade tem esperança no poder público em  ver este festival brilhar ainda mais”. Disse o secretário de Cultura de Óbidos, Luís Carlos.

O festival da Castanha já se consagrou como uma importante manifestação cultural das comunidade e tem a jovem, Naira Cruz da cidade de Oriximiná como rainha da edição 2017.

PARA VER TODAS AS FOTOS CLICK AQUI


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp