11/03/2017 às 08h20min - Atualizada em 11/03/2017 às 08h20min

A fonte do lago Geretepaua ou Bica, como era conhecido por muitos obidenses, está desaparecendo aos poucos.

O local visivelmente assoreado, devido a poluição, lixo e desmatamento, ficará na história do agoniante slogan da cidade do já teve.

Por: Rafaela Aquino

Foto: Rafaela Aquino

ÓBIDOS – Na manhã de quinta-feira (09) a equipe do Portal Obidense, foi até a nascente do conhecido lago do Geretepaua. Um lugar bastante visitado em tempos atrás, por banhistas e pessoas que faziam trilha, e que gostavam de explorar o lugar quando ainda muito bem preservado, chamava a atenção a curiosidades dos obidenses. Seu nome de origem indígena que significa o quanto é belo.

Muitos chegavam até a nascente do lago, carinhosamente apelidada de Bica, nome popular de linguagem coloquial, “herdado de filhos e netos”, Batizado assim, pelos primeiros moradores do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A famosa Bica, fica numa propriedade particular, antes pertencente a família Rego, mas praticamente degradada, ainda existe o famoso olho D`agua, resistindo ao tempo, firme mas, já não muito forte. Até o ano de 1999 a Bica, supria as necessidades dos primeiros moradores do bairro Nossa Senhora do Perpetuo Socorro era de lá que vinha todo o suprimento de água, trazida em baldes, panelas e diversos utensílios. Assim como servia para lavar roupas, e asseios domésticos, também para o momento de lazer, isso até o ano de 2001 pois, foi quando começaram a descobrir
outras fontes, mas perto do acentamento para abastecer os moradores. O acesso até lá nesse período do ano de 1999 a 2001 era um pouco acidentado, caminhos estreitos, mato e algumas ladeiras, serviam de obstáculo para se chegar até a famosa Bica! Isso na verdade erá uma alto defesa da natura para o local não ser degradado.

Hoje essas ladeiras, pela erosão e os desmatamento desenfreado viraram abismos, que acabam dificultando o acesso.

Cada ano que passa, a Bica vai ficando mais longe, só resta as boas lembranças, devido a mutação do meio ambiente, até deslizamento de terra

aconteceu por lá. Muitos olhos d`água, já desapareceram, encoberto pela areia que devido à chuva e os deslizamentos e pouca vegetação descem e vão transformando o ambiente. Outros continuam no local, resistindo bravamente, porém, suas águas já escorrem com sujeira, “ferrugens” a água dessa nascente escorre e vai até o lago do Geretepaua, mas nesse trajeto que faz até o lago, ainda algumas pessoas usufruem do liquido preciso que pela forma como se encontra terá um futuro apenas de história.

Falamos com dona Maria Silva que chegou a carregar água da Bica para usar na sua residência no ano de 2000: “Nesse perigo era a única solução que tínhamos era dificultoso mas era uma água limpa e não era paga. Meus filhos sempre iam tomar banho lá... antes de irem para escola saiam de casa as seis horas da manhã tomavam banho e já traziam água para eu ficar usando... quando era as uma hora sempre ia para lá, lavar as roupas, dava muita gente e lá era bem limpo, agente que usava de lá a água cuidávamos do local, hoje em dia não sei nem lhe informa como está o local pois faz muitos anos que não vou por lá”.

Um relato de quem viveu fazendo parte do cotidiano do lugar, hoje fala como era antes, nos dá aquela sensação que estamos perdendo aos pouco uma maravilha que não soubemos cuidar, muito menos preservar.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp