09/03/2017 às 15h02min - Atualizada em 09/03/2017 às 15h02min

Vereador Nivaldo Aquino, faz críticas a gestão da Colônia Z19. Emerson Canto atual presidente responde.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O vereador Nivaldo Aquino, do PTN fez duras críticas quanto ao trabalho realizado pela atual gestão da colônia de pescadores, Z19 de Óbidos, em sessão de terça-feira (07) na Câmara Municipal de Óbidos. Nivaldo disse que municípios já teriam recebido seguro defeso dois meses atrás e que os pescadores de Óbidos ainda não tinham gozado deste benefício, pelo que o vereador chamou de IMCAPACIDADE da atual presidência da Colônia de Pescadores.

Emerson Canto, presidente da Colônia Z19 de Óbidos ficou surpreso com o que identificou ser, falta de conhecimento, por parte do legislador e respondeu às criticas.

Nivaldo Aquino teria dito que o seguro defeso dos pescadores estava em atraso por incompetência da Colônia Z19.

O presidente da Colônia explicou que a agenda da Colônia de pescadores Z19 no INSS foi do dia 18 de novembro de 2016. Santarém teria entregue em 16 e 17 de novembro assim como o município de Oriximiná. Como não é apenas a região do Baixo Amazonas, outras regiões como do Baixo Tocantins e região do Marajó, Emerson explica que ocorreu por sequência cronológica parando o INSS na data de Óbidos. Essa teria sido a razão para Oriximiná e Santarém terem recebido primeiro.

"Mas, dos nossos 2.367 sócios da Colônia temos hoje 2.250 liberações de seguro. Isso foi um avanço muito grande." Relata Emerson Canto, presidente da Colônia Z19 de Óbidos.

Ainda sobre as acusações do vereador Nivaldo Aquino, pescadores obidenses estariam impedidos de fazer recadastramento o que possibilitaria a liberação para pescar. Essa prática poderia comprometer o recebimento do seguro no próximo ano.

Emerson explica que o recadastramento é feito direto no site, o pescador refaz a partir da data de aniversário. O prazo é de 60 dias após o dia do aniversário do associado. O presidente diz que o vereador está equivocado quanto ao entendimento do recadastramento.

"O que ele fala sobre recadastramento deve ser o cadastro de embarcações de pesca. Isso já não compete a Colônia. Porque quem está fazendo isso é através de um acordo de pesca dentro do Lago Grande, onde ele é conhecedor, e desde o tempo dele vem acontecendo isso e nada ele fez." Afirma Emerson.

Por fim, o presidente da Colônia de Pescadores Z19 ameniza as críticas e diz que está sendo alvo de ataques sem fundamento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp