07/03/2017 às 18h43min - Atualizada em 07/03/2017 às 18h43min

Comunidade Andirobal realizará o XX Festival da Castanha

Evento será realizado no período de 9 a 11. Visitantes poderão saborear pratos regionais e iguarias feitas a partir da castanha do Pará.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom/PMO
Foto: Portal Obidense - ASCOM

ÓBIDOS - O Festival da Castanha um dos eventos de maior tradição do calendário cultural obidense, realizado pelos moradores da comunidade Andirobal localizada a 75 km da sede do município de Óbidos, oeste do Pará, será realizado no período de 9 a 11 de março.

A edição de 2017 do evento é especial, marcará os 20 anos de história do festival que tem como objetivo manter a tradição dos moradores que sobrevivem da coleta de um dos frutos de maior valor da floresta amazônica.

A produção da comunidade Andirobal não é a mesma de anos atrás, segundo o líder comunitário Eduardo Venâncio, mesmo com a escassez do fruto, os produtores se esforçam para manter o cultivo dos ouriços. A maior parte da produção é vendida para as grandes indústrias, e o restante é destinado para a confecção de artesanato e produção de doces e geleias a base de castanha. “Por essa e por outras dificuldades é que nós realizamos com muito sacrifico esse festival, que dá a oportunidade de agente arrecadar uma renda extra, que beneficia muitas famílias. Esse ano não será diferente e vamos manter a tradição da nossa comunidade”, disse Eduardo.

Afastada da margem da PA – 249, a comunidade é cercada por castanheiras e outras árvores de grande porte, que proporcionam uma agradável sombra na maior parte do povoado simples de cerca de 127 famílias. Um igarapé de águas gélidas, que fica a poucos metros de onde o festival e realizado, é um convite especial para quem pretender participar do evento.

O XX Festival da Castanha contará com uma vasta programação: amistosos de futebol de campo e maratona dos castanheiros; apresentação de diversas bandas regionais, escolha da rainha do festival, além da venda de artesanato, comidas típicas da região e iguarias feitas a partir da castanha, prometem movimentar a pacata comunidade durante o final de semana.

A Prefeitura de Óbidos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semcult), apoia o evento ajudando na logística do Festival. Segundo o secretário Luiz Carlos Queiroz, a intenção é fortalecer o evento, para atrair um público maior para as próximas edições. “Vamos trabalhar para melhorar o festival da castanha. Esse ano ainda não foi possível montar um planejamento, mas em contato com os moradores do Andirobal nós já acertamos que vamos discutir melhor essa programação para que possamos alavancar o evento”, disse o secretário de cultura.

Como chegar

Partindo de Óbidos, o acesso principal é a Rodovia Estadual 429 que liga Óbidos ao município de Curuá. Na altura da comunidade Igarapé-Açú, é só entrar à direita por uma estrada que levará até o centro da comunidade Andirobal, onde o evento é realizado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp