04/03/2017 às 18h37min - Atualizada em 04/03/2017 às 18h37min

O direito de ir e vim é constitucional, mas o fator econômico do progresso pela mobilidade não pode estacionar.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O vilarejo Mondongo, de raízes quilombolas, está localizado aproximadamente 30 quilômetros em linha reta da sede do Município de Óbidos, Oeste do Pará e reserva um cenário único e ainda preservado.

A comunidade ribeirinha é rica em cultura indígena e quilombola. As raízes dos primeiros povos estão cravadas nas entranhas do vilarejo e nos causos contados pelos mais antigos moradores. São muitas lendas e mitos que sobrevivem centenas de anos no imaginário de um povo simples e de rico conhecimento cultural.

Mas, a vila Mondongo é porta de entrada e saída para várias outras localidades. Uma região imensa e de tão grande a comunidade de várzea se dividiu em duas. Mondongo de baixo e de cima. Como a tradição religiosa é ainda muito forte foram divididas em dois Santos Padroeiros. Santo Antônio, padroeiro do Mondongo de baixo e São Sebastião Padroeiro do Mondongo de Cima.

O vilarejo Mondongo de Baixo serve de via para outras comunidades como Juquiri, Paraná Pitinga, Muratubinha, Muratuba Grande, Laura e Região do Lago Grande. A ponte de acesso tem 92 metros de comprimento e sofreu manutenção após ceder cerca de meio metro na metade de sua extensão devido ao terreno ser mais oco e o barro mais mole com relação ao longo do leito do igarapé. Os moradores se uniram para a reforma da ponte que serve de passagem para pedestres, cavaleiros e gado, que acaba facilitando a vida útil da ponte.

Com a reforma, os moradores e usuários da ponte acreditam que o tráfego será restabelecido e dure muitos anos facilitando o acesso de várias comunidades às suas regiões. Porque na várzea a realidade é outra e os lagos e igarapés reinam, as pontes são meios que facilitam o acesso para a passagem de homens e animais.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp