22/02/2017 às 11h27min - Atualizada em 22/02/2017 às 11h27min

Lançada a campanha contra a exploração de crianças e adolescente no período do carnaval

Várias ações de sensibilização serão desenvolvidas no período do Carnapauxis por entidades responsáveis pela garantia dos direitos de crianças e adolescentes.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom/PO
Fotos: Odirlei Santos – Ascom/PMO

ÓBIDOS - O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca), e o Conselho Tutelar de Óbidos, divulgaram nesta terça-feira (21), a programação da campanha “Não Desvie o Olhar”, que visa o combater o abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, durante o período do Carnapauxis, que será realizado de 23 a 28 de fevereiro de 2017, em Óbidos, oeste do Pará.

Embora as ações de sensibilização tenham começado no início de fevereiro com a entrega das recomendações do Conselho Tutelar e do Creas para as diretorias dos blocos e vendedores ambulantes, a campanha foi lançada oficialmente na terça-feira, no auditório da Casa da Cultura.

A campanha já está sendo divulgada nas emissoras de rádio e na televisão de Óbidos, através da veiculação de peças publicitárias que abordam a proibição da venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes. A divulgação deve ser estendida para as ruas da cidade, através de informações por meio de faixas e cartazes que serão fixados nos locais de concentração dos blocos, e em áreas próximas a arena do “Fobódromo”.

O dia “D” da campanha não “Desvie o Olhar” será durante a realização do Bloco Mirim Unidos do Umarizal, 23 de fevereiro, quando será distribuído material informativo na concentração do bloco. “Na verdade, o nosso trabalho é de caráter preventivo, pra que não venha ocorrer nenhum tipo de violação de direito em relação à criança e ao adolescente dentro do Carnapauxis. Iremos desenvolver várias ações para informar a população da importância dessa mobilização”, disse Ana Paula Araújo, psicóloga do Creas.

O Conselho Tutelar de Óbidos atuará de forma intensiva nos seis dias do evento, em conjunto com os demais órgãos de segurança pública, principalmente na arena do “Fobódromo”, onde são registrados a maioria dos casos de violação de menores. “O Conselho Tutelar intensificará suas ações nas concentrações, no percurso dos blocos e principalmente na arena, para garantir que nós tenhamos uma atuação de prevenção mais eficaz, coibindo qualquer tipo de violação às nossas crianças e adolescentes, haja vistas que os registros tendem a aumentar nesse período atípico”, explicou João Paulo Castro, presidente do Conselho Tutelar.

Uma comissão formada por adolescentes atuará na divulgação da campanha. O Cmdca será um dos parceiros desta iniciativa. “Nós sempre colocamos que os pais são os espelhos dos filhos. Então nós pedimos que os pais evitem de beber na frente de seus filhos, isso é o primeiro passo para aquela criança achar que isso é certo”, alertou Zilda Bentes, presidente do Cmdca.

Denúncias

A venda de bebidas alcoólica para crianças e adolescentes é crime, da multa e até cadeira. As denúncias desse tipo de crime e de outros que violam os direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, pode ser denunciado através do Disque 100, ou pelo número funcional do Conselho Tutelar de Óbidos (93) 99131 – 3724.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp