01/02/2017 às 09h30min - Atualizada em 01/02/2017 às 09h30min

Em Óbidos, Semed anuncia calendário de matrículas da rede municipal de ensino

O ano letivo da rede municipal de educação iniciará no dia 2 de março. A previsão é que a Semed atenda mais de 14 mil estudantes em 2017.

Por: Érique Figueirêdo
Ascom/PMO
Fotos: Odirlei Santos – Ascom/PMO

ÓBIDOS - Iniciou na segunda-feira (30), o calendário oficial de rematrículas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2017. A portaria que estabelece normas para o ingresso e confirmação dos estudantes na rede municipal, determinou o período de 30/01 a 03/02 para renovação de matrículas. O período de 06/02 a 10/02 será destinado para matrícula de alunos novos.

As aulas iniciarão no dia 2 de março. O atraso no início do ano letivo foi uma determinação da secretária de educação, Ananilva Pereira, que optou por fazer um levantamento da demanda das escolas do município, para fazer as adequações necessárias.

A rede municipal de ensino deve atender neste ano aproximadamente 14.050 crianças nos 15 educandários da cidade; 71 na área de terra firme; e 30 na área de várzea. A projeção leva em consideração os dados da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A secretária de educação explicou que diante da grande demanda da população para os níveis de creche, muitas famílias dormiam na frente das unidades de ensino para tentar garantir uma vaga para seus filhos. Para evitar essa situação houveram alterações na distribuição das vagas. “O Centro de Educação Infantil Perpétuo Socorro, que é ligado a Creche da Mônica no bairro de Santa Terezinha, continuará atendendo a demanda daquela região, além da Escola Valente do Couto. Para não haver superlotação no Centro Infantil, abrimos vagas para educação infantil na Escola José Tostes na área central da cidade. A Creche Emaús será coordenada pelo corpo administrativo da Escola Dom Floriano e atenderá a demanda do bairro Cidade Nova e São Francisco”.

Com a nova redistribuição a Semed garantiu vagas para o ensino fundamental em todas as escolas da cidade. Quanto a documentação exigida para realizar a matrícula, a titular da pasta da educação, negou que a secretaria esteja exigindo carteira de identidade dos pais dos alunos. “Não sabemos de onde partiu essa orientação. Apenas os alunos que vão se matricular no nono ano do ensino fundamental e do EJA, precisam apresentar documento de identidade, até para facilitar o ingresso no ensino médio”, explicou Ananilva.

Os pais ou responsáveis, poderão acompanhar o desempenho escolar dos alunos através do Portal de Gestão Escolar. A plataforma disponibilizará as notas por período de avaliação, e poderão ser acessadas de qualquer computador ou celular através do endereço semed.obidos.pa.gov.br/gestoreducacional/alunos

Avaliação dos diretores

A Semed anunciou o programa de avaliação dos diretores das escolas da rede municipal, para garantir o bom desempenho das atividades nos educandários. A avaliação será feita por técnicos da secretaria de educação a cada três meses, em conjunto com o corpo docente das escolas e o Conselho Escolar. “Nossa intenção é garantir a harmonia nos ambientes escolares. Não vamos vigiar ou julgar ninguém pelas suas decisões, queremos penas manter as escolas com o rendimento satisfatório, para isso entendemos que essa avaliação é necessária”, explicou a secretária.

Transporte escolar

A secretária de educação informou que está sendo criado o Plano Municipal de Transporte Escolar, que será responsável pelo ordenamento do setor, que nos últimos anos tem sido o grande problema da Semed. O plano será responsável pela organização das rotas e mapeara a necessidade da manutenção das novas rotas que foram criadas no ano passado. “Vamos manter prioritariamente transporte escolar nas comunidades ou localidades que não possuem escolas. Não será possível manter veículos em locais em que há escolas e os pais preferem enviar os seus filhos para a cidade”, adiantou Ananilva.

A frota de ônibus da Semed está em sua maior parte sucateada, segundo levantamento feito pelo setor responsável. O órgão está trabalhando para recuperar ônibus e lanchas para atender as demandas de várzea e terra firme. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp