25/01/2017 às 17h58min - Atualizada em 25/01/2017 às 17h58min

Parte do cais de arrimo na frente da cidade de Óbidos ameaça a desabar. Defesa Civil já interditou o local.

Comerciantes próximo ao cais estão assuntados, as forte chuvas contribuíram para a erosão e rachaduras na estrutura, mas a obra em sim foi de má qualidade.

Por: Eury Silva e Equipe Portal

Foto: Eury Silva

ÓBIDOS - Os efeitos negativos das fortes chuvas dos últimos dias no município de Óbidos, Oeste do Pará e também e grande número de atracação de embarcações que são feitos no cais de contenção contra o nível da agua, podem ser notados na porta de entrada da cidade, via fluvial. O cais de arrimo está desabando devido as enxurrada da última segunda-feira (25). Os moradores e comerciantes do local registraram através de imagens e informaram várias autoridades locais. A enxurrada acabou danificando a frágil estrutura da rua e comprometendo a escadaria do cais.

Essa estrutura, renovada, existe há mais ou menos 20 anos. Muitos moradores observaram o início da construção e para os mais atentos e conhecedores de construção perceberam que ali faltou pedra e concreto. Os anos se passaram

e em 2016 a Gestão municipal autorizou reparos no cais que havia se partido devido ao período chuvoso. Um novo trabalho foi realizado, mas em menos de dois anos o cais volta a se quebrar e desta vez, os moradores e comerciantes da área, temem que seja pior e toda a estrutura vá abaixo.

Logo que foi informado, o vereador Rosinaldo Cardoso, que esteve nesta quarta-feira (25) no local novamente, acionou o secretário de Urbanismo e Infraestrutura, Marcos Maciel que fez vistoria no trecho. Para César Guimarães, experiente pedreiro, a obra pode não ser tão simples e barata como se imagine.

“Eles podem fazer um paliativo com pedras, muitas pedras e concreto. Mas, isso não significa que irá segurar a enxurrada. Esse trabalho precisa de estudo e muito investimento.” Declara César Guimarães, comerciante.

E pelo que se viu de perto houve falhas na obra. Há pouco concreto e muita areia. Um trabalho que o Poder Legislativo acompanha de perto.

“Quando foi feita essa reforma, no ano passado, não foi concluída. E esse cais não é tão velho. Só que aqui a gente tem que concordar que é um pedaço muito falso. Então tem que ser uma engenharia pesada aqui.” Informou Rosinaldo Cardoso, vereador.

Equipes da Secretaria de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil do Município vistoriou o local na manhã desta quarta-feira

(25), para serem tomadas as devidas providências. De acordo com o coordenador municipal de Defesa Civil, Ary Franco, após os levantamentos foi identificado que a passarela esta trincando, pois a erosão esta danificando por baixo da estrutura e os reparos necessários serão feitos para evitar o desabamento do trecho. “Estamos trabalhando em conjunto com todas as secretarias para dar uma resposta o mais rápido possível para todas as pessoas que estão sofrendo com esse período chuvoso. Nossos agentes estão todos   sobreaviso para atender todas as demandas, principalmente neste momento de fortes chuvas em Óbidos”, assegurou Ary Franco.

São aproximadamente 10 (dez) metros de cais e escadaria que estão comprometido. O trecho já foi interditado pela Defesa Civil, mas não há previsão de reparos no local.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp