10/01/2017 às 16h40min - Atualizada em 10/01/2017 às 16h40min

Enfim a secretaria de Cultura de Óbidos bate o martelo e informa oficialmente as medidas sobre o carnaval 2017.

Entre algumas mudanças, a diminuição de 1 dia do carnaval oficial, saindo na sexta bloco Serra e Mirim, o pré-carnaval será de responsabilidade dos blocos e não finalizará mais na praça da cultura.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Em coletiva a imprensa, realizada na Casa da Cultura, na manhã desta terça-feira (10), o secretário repassou as informações que competem à realização do carnaval. Em primeiro lugar, Luiz Carlos Queiroz admite falta de recursos para investimento no Carnapauxis, mas diz que em 2017 haverá carnaval em Óbidos, com diminuição de custos e insiste que este será um dos melhores eventos dos últimos anos.

"Hoje, não podemos investir os valores como do ano de 2016 e fazer uma festa de uma semana e no restante do ano não ter recursos para custear as demandas do município." Disse Luiz Carlos Queiroz, secretário de Cultura de Óbidos.

Ele acrescenta: "Mesmo com poucos recursos vamos provar que podemos fazer um dos melhores carnavais dos últimos anos."

Por enquanto esta é a missão da nova gestão. Promover um evento, que se tornou uma referência na região e manter o padrão com poucos recursos. Uma missão difícil que sofre mudanças significativas.

PRÉ-CARNAVAL

O pré-carnaval de Óbidos sofre uma mudança. Antes a prefeitura investia aproximadamente 10 (dez) mil reais por cada bloco. Hoje, a prefeitura, falida, não tem como custear este valor para a saída dos blocos no pré-carnaval, por isso, cada agremiação será responsável pelo arrastão que não tem mais seu término no Sesc Centenário (Praça da Cultura) como tradicionalmente.

A sugestão da secretaria de Cultura para 2017 é para que os blocos que saírem com os arrastões finalizassem nos clubes ou nas próprias sedes. Uma recomendação baseada nos critérios de segurança dos foliões. Desta forma, todos que acompanham os blocos, no pré-carnaval, e quisessem continuar a folia deveria primeiramente pagar o ingresso (nos clubes), passariam por revista e pulariam dentro da sede. Uma medida que levaria segurança para os foliões e renda para os blocos. Se a medida for adotada, para os saudosos voltaria os grandes carnavais de salão como na época do Copa Cabana, Vascão, Ciranda, Juventus etc....

Em comum acordo com os coordenadores de agremiações foi definido que esta metodologia seria seguida por todos. O pré-carnaval já deve iniciar neste domingo (15) dando início aos arrastões promovidos pelos blocos. Fica a critério de cada agremiação os dias e se irão realizar o arrastão até o oficial.

CARNAPAUXIS OFICIAL

Para a realização do Carnaval oficial a secretaria de Cultura teve que reduzir, também, os dias de folia que sofreu o corte de um dia durante o evento. Unindo na sexta feira os blocos Serra e Mirim.

"Vamos fazer festa. Mas, vamos fazer com responsabilidade. Este ano de 2017 não é um período propício para se fazer grandes gastos." Acrescentou o secretário.

- Dia 23 de fevereiro (Quinta-feira).

BLOCO VAI OU RACHA.

- Dia 24 de fevereiro (Sexta-feira).

BLOCO SERRA DA ESCAMA E UNIDOS DO UMARIZAL (MIRIM).

- Dia 25 de fevereiro (Sábado).

BLOCO ÁGUIA NEGRA.

- Dia 26 de fevereiro (Domingo)

BLOCO XUPA-OSSO.

- Dia 27 de fevereiro. (Segunda-feira)

BLOCO UNIDOS DO MORRO.

- Dia 28 de fevereiro. (Terça-feira)

BLOCO DAS VIRGENS.

Leia também: Prefitura Endividada

Leita Também: Coeltiva com Sec. de Cultura de Óbidos

Com a programação do Carnaval oficial sendo divulgada um outro processo deve seguir. Reuniões com Vendedores de comida, bebida, ambulantes e outros e o processo licitatório, que por enquanto não tem data para ser aberto.

O que já se sabe é que o carnaval 2017 terá menos um dia, menos recursos, porém mais demonstrações de carinho pelo evento que revela as raízes da cultura de um povo apaixonado por festa.

O comércio que se estabelece durante o carnaval também segundo o secretário já tem um projeto definido e reunião estão marcadas para os dias 11, 12 e 13 onde todos os envolvidos, com seus objetivos sociais participarão conforme o dia estipulado.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp