01/12/2016 às 20h49min - Atualizada em 01/12/2016 às 20h49min

Aula de capoeira incentiva a prática esportiva para atendidos da LBV

A capoeira é um esporte muito importante que reúne movimentos com o corpo e auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo do indivíduo

Por: Ana Paula Francinete
LBV -PA
Foto: Divulgação

BELÉM - O berimbau está tocando, o povo está dançando e a roda de capoeira está para começar. É nesse ritmo que os meninos e meninas que participam do programa Jovem: Futuro no Presente! participam das aulas gratuitas de capoeira, promovidas no Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade em Belém.

De acordo com o voluntário da Associação de Capoeira Liberdade, Murilo Morais, que apresenta aos atendidos movimentos básicos da modalidade esportiva, além de ressaltar a importância da disciplina, a capoeira também promove a integração social e o espírito de equipe. “Estou muito satisfeito de poder ensinar esses alunos da LBV, ensino uma arte onde tem disciplina, cultura, respeito e responsabilidade. E todo esse trabalho realizado tem o objetivo principal de tirar essas crianças das ruas, preencher o tempo vazio e formar futuros cidadãos de bem”.

A atividade é utilizada como ferramenta socioassistencial para auxiliar no desenvolvimento motor, cognitivo, socioafetivo e do espírito de cooperação dos atendidos, além de incentivar a valorização da cultura brasileira.

Estou aprendendo várias coisas como: toque de berimbau, fundamentos, músicas, movimentos e o mais importante que é a união, o amor e o respeito ao próximo, e para mim é uma evolução muito grande. Só tenho que agradecer a LBV pela oportunidade de nos proporcionar os bons ensinamentos e pelo imenso apoio que oferece aos seus alunos, pois me ajuda bastante não só na capoeira e sim na minha vida pessoal”, destacou Matheus Souza, de 17 anos, atendido pela LBV.

Para a assistente social Paula Pereira, “a oficina de capoeira favorece a disciplina, o respeito ao próximo, o fortalecimento de vínculos. Além de contribuir na valorização da autoestima e no resgate da cultura afro-brasileira”.

Vale ressaltar que o programa Jovem: Futuro no Presente! colabora para a inserção sociocultural e a promoção da cidadania de adolescentes e jovens de 15 a 18 anos, por meio do fortalecimento de vínculos interpessoais, intergeracionais e familiares. Promove atividades reflexivas, ações culturais e atividades físicas, colaborando para o desenvolvimento integral e proteção social dos adolescentes e jovens.

Em Belém, PA, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Travessa Francisco Monteiro, 782 — Canudos. Para outras informações, ligue: (91) 3253-7511


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp