01/12/2016 às 16h07min - Atualizada em 01/12/2016 às 16h07min

Prefeito de Óbidos quebra o silêncios, reuni com sindicato, fala sobre a resolução de problemas e transição e recurso para a cidade.

Mário informou que já foi enviado ao banco, pagamento de setembro, está providenciando o 13° até dia 10, que vai reunião com Chico Alfaia para uma boa transição de transparência, vai priorizar a limpeza da cidade entre outros.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - Após dias sem falar com a imprensa o prefeito do Município de Óbidos, Mário Henrique Guerreiro chegou nesta quinta-feira (01) da capital do Estado e explica várias demandas do município. Em entrevista a um canal de TV local o atual prefeito disse que busca equacionar pendências do município.

Na entrevista, o prefeito disse que se reuniu com membros do Sindicato dos Trabalhadores Públicos do município de Óbidos na manhã desta quinta-feira (01). Pediu compreensão pelo atual momento econômico que sofrem os municípios. Disse que não condena as manifestações, contanto que sejam ordeiras e pacíficas. Sobre o pagamento do salário dos servidores, Mario Henrique disse que está trabalhando junto ao Sindicato, através de uma comissão, que está acompanhando a folha de pagamento.

“Eles estão sentindo a realidade do município. A questão dos repasses, vendo as dificuldades que temos aqui, mesmo para pagar os efetivos, é muito complicado, está sendo muito complicado.” Disse Mário Henrique.

Nesta quinta-feira(01) a prefeitura enviou ao Banco do Brasil, segundo Mário Henrique, o salário dos servidores referente ao mês de SETEMBRO, já começando a trabalhar referente ao 13° salário e os outros meses. A administração acredita que até o próximo dia 10 de dezembro exista a possibilidade de aquisição de repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).

“Esperamos que, com isso, podemos equacionar não só a folha de pagamento, mas também com relação aos nossos fornecedores. Infelizmente, nós prefeitos dos últimos quatro anos sofremos amargamente essa situação financeira.”

Mário Henrique falou também sobre a retenção de recursos que a prefeitura enfrentou nos últimos meses. Segundo Mário, desde o mês de março Óbidos tem sofrido com a retenção de recursos, como um exemplo do INSS, que automaticamente a Receita Federal retém para seus cofres. O prefeito explica que um recurso do PASEP foi desbloqueado pela Receita Federal, se sensibilizando com a atual situação do município de Óbidos, contribuindo para o pagamento dos servidores do mês de agosto, e a não retenção de recursos do INSS, no dia 30 de novembro que teria contribuído para o pagamento dos trabalhadores referente ao mês de setembro.

“Nós temos que ser otimistas, acima de tudo, que nós consigamos deixar o menor resíduo possível para a administração que vem aí.”

Mário Henrique afirmou ainda que o salário dos professores está pago e espera que exista compreensão por parte da paralização. Alguns servidores retomam suas atividades na medida que os meses de agosto e setembro fossem pagos. Mas, a ocupação continua até que todos os atrasados sejam pagos.

“Nós temos que trabalhar com o que nós temos. Vai chegar o Natal e esperamos uma cidade limpa. Eles estão sensíveis a esta situação. Eu acredito que não estão paralisados de uma forma total, mas que as coisas já caminhem, que voltem para seus setores de trabalho e voltem a servir ao público que é a nossa função.” Disse Mário sobre parte dos servidores que continuam acampados.

O atual prefeito falou sobre a transição de Governo e diz que está fazendo o possível para ocorrer de forma clara, sem omitir documentos e acompanhando as reuniões de transição. Mário afirma que as reuniões tem sido tranquilas, junto ao jurídico e secretário de Governo.

“O Chico Alfaia vai ter da nossa parte a hombridade, vai ter de nossa parte todas as informações que não tive, inclusive com situações de sequência de trabalho, licitação, por exemplo, combustível, de internet que ele vai precisar imediatamente para que não seja interrompido o serviço público, que não é meu, é da comunidade.”

Por fim, Mário Henrique falou sobre os trabalhos que devem continuar, ainda no seu mandato, como licitações que foram feitas e serão dadas ordem de serviço, pois os recursos já estão em conta. Entre as obras o Prefeito promete uma “CASA DA MULHER” no bairro Bela Vista. Com relação as creches o atraso se dá devido a questão documental das empresas, mas Mario não explicou que pendências seriam essas.

“Todas as obras que nós vamos começar agora já contam com recursos para que a novas Gestão possa dar seguimento. Ele não vai começar nada para lhe colocar em ‘saia justa’, pode ter certeza disso.”

Leia também: Ainda acampados

Leia também: Sem Transição

Leia Também: Servidores Acampados

Mário afirma que as obras que iniciarão estão inseridas nos planos de Recursos Estadual e Federal. Quanto aos serviços básicos como limpeza urbana e segurança Mário Henrique promete reiniciar o quanto antes.

No dia 27 de dezembro haverá a abertura para que o novo Gestor possa incluir nas secretarias uma pessoa de sua confiança para agilizar a transição. No dia 31 de dezembro a ideia é realizar uma reunião no gabinete para repassar as chaves da prefeitura para que no dia 01 de janeiro se faça a transição.

“Eu sou muito consciente das coisas que tenho visto aqui, das coisas que tenho vivenciado, as vezes de formas ofensivas, mas estou vacinado contra isso. Então, todas aquelas pessoas que se aproveitam para denegrir eu só desejo felicidade.” Finaliza Mário Henrique Guerreiro sobre ataques pessoais em redes sociais.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp