29/11/2016 às 13h38min - Atualizada em 29/11/2016 às 13h38min

Mais de 10 mil pessoas são esperadas para as festividades do Círio de Outeiro

As procissões começam na quinta 1° de dezembro com encerramento no dia 4 de dezembro.

Por: Vivianny Matos.

CARATATEUA - Quem acha que Caratateua é mais frequentada no mês das férias escolares por causa dos balneários da Ilha, mais conhecida por Outeiro - o bairro mais famoso por ter as praias mais procuradas - certamente não conhece o Círio do distrito. Cerca de seis mil pessoas são esperadas só para participarem das procissões, porém, segundo dados dos organizadores dessa grande festividade religiosa, Caratateua recebe mais de dez mil visitantes durante esse período, o que deixa o arquipélago bastante movimentado em dezembro.

"O Círio não começa 1º domingo de dezembro. Ele inicia com as preparações das peregrinações das imagens da padroeira nas casas dos

moradores, ainda em setembro. O maior objetivo dessa grande manifestação religiosa é unir as famílias, a vizinhança, a comunidade, tornando comuns as visitas de católicos dentro das casas dos irmãos para receber a palavra, a oração e os testemunhos de fé da igreja católica. Também trabalhamos com a pacificação junto com outros irmãos não católicos, mas que têm a certeza da existência de um Deus", afirma o Padre Maurício Dias do Mar, que está pelo segundo ano consecutivo na organização do Círio de Caratateua.

Com o tema: “Maria, com misericórdia divina, rogai ao Pai por nós”, as procissões da 63ª edição do Círio de Nossa Senhora da Imaculada Conceição têm início na quinta-feira (1), não com a imagem peregrina original da padroeira, mas com os retornos das imagens das peregrinações. Na sexta-feira, 2, é feita a carreata com a imagem peregrina que visita os bairros que o Círio não vai percorrer, com parada na Comunidade Cristo Redentor. Já no sábado (3), ocorre a Motocicloromaria pela manhã à Comunidade São José, no bairro da Água Boa e à noite a Trasladação até Itaiteua, na Comunidade de Nossa Senhora de Fátima. No domingo, dia 4, às 7 horas, após a missa em Itaiteua, tem início a grande procissão até a igreja Matriz do distrito.

As festividades do Círio de Caratateua não encerram com a grande procissão. De 4 a 10 de dezembro, no espaço cultural da Igreja Matriz, situada à Rua Manoel Barata, além do casamento comunitário, terão shows das bandas Portal do arrocha, Skema M e Cia, TDB, Ponto sem nó, além do músico Renato e da cantora lírica Patrícia Oliveira, que estará presente na manhã da última procissão. E claro: comidas típicas da quadra nazarena como pato no tucupi e maniçoba e a recepção calorosa dos moradores e comerciantes de Caratateua não vão faltar aos visitantes e fieis que forem até a ilha.  

História

O Círio de Caratateua ou de Outeiro, como a ilha é mais conhecida, iniciou com o casal Joaquim e Maria Cortinhas Marques. Eles eram imigrantes portugueses e nunca deixaram de lado a devoção que tinham por Nossa Senhora da Imaculada Conceição, realizando sempre novenas na comunidade. Foi na década de 50 que iniciaram as primeiras procissões que cresceram a cada ano, até virar tradição.  Atualmente, o maior objetivo dessa grande manifestação de fé, que já tem mais de 60 anos, é a renovação espiritual, e o desejo de mudanças na realidade sociocultural dos moradores da ilha que sofrem com a violência e prostituição.

SERVIÇO:

Círio da Ilha de Caratateua 2016

De 1 a 4/12: procissões e peregrinações.

Informações: (91) 3267-1174 / 98232-8929

De 4 a 10/12: atrações culturais.

Informações: (91) 99977-1535.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp