28/11/2016 às 11h34min - Atualizada em 28/11/2016 às 11h34min

Uma Terra chamada Santa. Acreditando em Deus e muito trabalho o time de Terra Santa está entre os 60 no Peladão.

Através do futebol filhos e amigos de Terra Santa que residem em Manaus estão unidos representando sua cidade no maior campeonato de Peladas do Mundo.

Por: Walmir Ferreira
Foto: Portal Obidense

MANAUS – O time da cidade de Terra Santa, repete campanha do ano de 2015 se classificando entre os 60 melhores do Peladão em jogo, nervoso e emocionante, que aconteceu no domingo as 13h no campo do Clube dos Sargento que fica na zona Norte de Manaus.

Uma pequena cidade no Oeste paraense com pouco mais de 17 mil habitantes, entre esses muitos estão em Manaus, onde suprem a saudade de seus familiares, amigos e de sua pequena e pacata cidade através da formação em 2015, do time que levaria seu nome e cores. No último domingo o encontro dos Terra-Santenses aconteceu no Clube dos Sargentos, para torcerem mais uma vez pela equipe de sua cidade e gritar mais alto a quem puder ouvir o nome de Terra Santa, o jogo valia o duro confronto de vida ou morte, perde-e-sai no campeonato de peladas contra o invicto Cosmo de Flores.

Como em todos os jogos do Peladão sempre muita rivalidade, ninguém pode errar, se perder tá fora se ganhar mantem as chances, todo jogo vale como se fosse uma final.

Jogo duro e tenso, com maior torcida o verde predominava na lateral do campo era o Terra Santa em ação, a torcida sempre atuando como seu décimo segundo jogador, fazia pressão junto com os atacantes terra-santesses que não demorou muito abriu o placar com Alex Azevedo, que correu pra galera comemorando como um louco junto da já enlouquecida torcida de Terra Santa.

No peladão é assim, quem faz o primeiro tem grandes chances de passar, mesmo dentro de campo e fora dele começam os sonhos, que foi logo interrompido pelo árbitro do jogo que marcou um Pênalti inexistente contra o time de Terra Santa e ainda expulso o técnico e alguns dirigente da equipe paraense.

O Cosmo de Flores nada tem com isso e na cobrança faz o gol de empate. Os ânimos ficam mais elevados e tenso, jogada disputadas e falta violentas, Terra Santa recuou e tentava os contra-ataques brilharam os goleiros terra-santenses Albert no primeiro tempo e Denner no segundo fecharam o gol.

A peleja em tempo normal ficou em 1x1. Em jogo de mata-mata tem que sair um vencendor então a decisão seria na mais cruel das soluções tiro livres da marca dos pênaltis em chutes alternados

melhor de 3 cobranças.

Torcida a beira de um ataque de nervos, muitas orações, pedido aos jogadores para ficarem calmos, se concentrarem o cansaço e a exaustão de jogar sob o Sol de uma hora da tarde fazia com que o celebro desse a ordem, mas não se saberia se as pernas obedeceriam.

A primeira cobrança foi do adversário que faz 1x0, Terra Santa cobra e empata, Cosmo faz a segunda cobrança e converte. Silencio total, pois a Terra Santa Teria que converter também o segundo

para empatar e foi o que aconteceu. Na terceira cobrança o jogador Manauara chuta a bola bate na trave do goleiro Dener e vai para fora. Então a grande oportunidade de Terra Santa Passar e ficar entre os 60 melhores, elevar o ainda mais o nome de sua cidade e continuar com o sonho de ir mais além. E foi o que aconteceu... Bola para o lado e goleiro pro outro e a rede do Cosmo estufa para o delírio dos paraenses presente no Clube do Sargento era a vitória e a passagem de fase.

O próximo confronto de Terra Santa será no próximo final de semana, ainda sem data e horário, seu adversário sairá em sorteio que acontecerá na quinta feira as 17h na coordenação do Peladão aguardem mais emoções vem por ai Terra Santa é Pará no Amazonas.

A cidade fará aniversário neste dia 13 de dezembro quem sabe um presente uma taça de campeão... ai será muita festa.

Segundo Lucivaldo presidente do Time: “Todos viram que não foi pênalti, o jogador deles se jogou em cima do nosso, assim é muito fácil, não vamos baixar a cabeça vamos lutar até o fim. Só tenho a dizer que a pesar de todo dificuldades, estamos seguindo em frente, com o apoio dos amigos e da torcida. O amor por Terra Santa sobrepõe qualquer obstáculo”

Que cidade é essa?

O nome Terra Santa se originou de “Ponta de Santa” (que faz referência à ponta de pedras que fica em frente à cidade onde os índios se reuniam para a prática de rituais religiosos) em 1887 pelo Padre José Nicolino de Souza. Foi baseado em uma lenda que contava que numa ocasião do ritual sagrado das Amazonas a ser realizado na ponta de pedras as índias adoeceram de gripe, o que para elas era fatal. O xamã insistiu para que elas se banhassem nas águas do lago, como parte dos rituais logo em seguida, elas se recuperaram e a festa teve prosseguimento. O xamã, então, disse que aquele lugar era uma “terra Santa, cujas águas as haviam curado”

Veja mais de 100 fotos do jogo no final da matéria


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp