17/10/2016 às 16h50min - Atualizada em 17/10/2016 às 16h50min

Escola do bairro Bela Vista, começa seu dia de forma diferente e muito motivacional

A motivação começou com a integração, funcionários, alunos e comunidade, tendo a direção o papal principal para dar estrutura e condições para cada projeto.

Por: Walmir Ferreira
foto: Portal Obidense

ÓBIDOS - O trabalho começa com um bom dia. Mas, não qualquer bom dia. Esta saudação deve ser requintada. Iniciar uma nova semana deve conter ingredientes que reforcem a ideia de começar bem. Por isso não basta um simples bom dia.

Foi pensando nisto que a direção da escola Raimundo Cardoso, Bairro Bela Vista em Óbidos, incentivou todas as manhãs um bom dia diferente. Logo na entrada os alunos fazem uma preparação espiritual. Uma oração para agradecer a nova semana que se inicia, a saúde de cada dia e pedir proteção para esta nova jornada. Logo após é feita a preparação psicológica com os alunos para iniciar bem mais um dia de aprendizagem.

Um trabalho de gestão escolar vai muito além de chegar à escola, sentar e dar ordens. Uma gestão escolar pode dar certo com a participação mútua. Edir Rocha acreditou na participação coletiva e como gestor aplicou esta prática que vem dando certo, mesmo numa escola considerada periférica.

“Nossa escola fica no Bairro Bela Vista, afastado do centro da cidade, mesmo assim conseguimos desenvolver vários projetos e ações culturais durante o ano. Isso só foi possível com a participação dos funcionários, alunos e da própria comunidade ao entorno da escola. Todos ajudam. Todos realizam juntos.” Disse Edir Rocha, diretor.

Como pensa uma gestão escolar participativa? Edir Rocha buscou a coletividade para a realização dos projetos e ações culturais. Um dos carros chefes, a Horta escolar, vem dando muito certo e já desponta como referência para a comunidade Bela Vista. O projeto Horta Escolar nasceu dos professores e alunos e hoje até os moradores do bairro ajudam com novas mudas e todos usufruem dos benefícios das plantas medicinais.

Outras ações em conjunto foram o arraial junino e a coleta de resíduos sólidos que contou com a participação de funcionários, alunos e pais de alunos que se mobilizaram na captura de materiais recicláveis descartados nas ruas ao entorno a escola. O arraial junino ocorreu no quintal da escola e teve participação ativa dos professores e comunidade.

“Não é fácil desenvolver projetos e colocar em prática. Tudo necessita de participação de todos e o resultado é derivado da coletividade. É assim que a gente trabalha aqui na escola. Por isso muitos trabalhos estão dando certo.” Completou o diretor.

Os projetos estão em andamento e outros ainda estão por vir. Numa gestão participativa não é só a direção que trabalha e aparece, o resultado é uma consequência da participação coletiva, ou seja, todos trabalham sob a administração do gestor. Esta é a gestão participativa onde todos merecem reconhecimento.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp