01/03/2017 às 18h16min - Atualizada em 01/03/2017 às 18h16min

Isolamento digital da Região Norte está com os dias contados com novo satélite que será lançado.

Agência Espacial Brasileira
Por: Claudio Luciano
Foto: Agencia Espacial Brasileira

NORTE - O primeiro Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC) do Brasil está pronto e deverá ser lançado no dia 21 de março de 2017. O equipamento foi apresentado a uma comitiva do governo brasileiro em 1º de Dezembro de 2016, na cidade de Cannes, no sul da França, onde fica a sede da Thales Alenia Space (TAS), empresa fornecedora do satélite. Ele terá capacidade de levar a banda larga às áreas remotas do país (como a região amazônica) e também para as comunicações de defesa do Brasil. O projeto é uma parceria entre o MCTIC e o Ministério da Defesa, com investimentos da ordem de R$ 2,1 bilhões.

Nos próximos dias, o satélite será lançado da base de Kourou, na Guiana Francesa. A previsão é que o equipamento seja colocado em órbita a bordo do foguete Ariane-5. O satélite, de 5,8 toneladas e 5 metros de altura, ficará posicionado a uma distância de 36 mil quilômetros da superfície da Terra, cobrindo o território brasileiro e o Oceano Atlântico.

O presidente da Telebrás informou que o satélite geoestacionário brasileiro irá operar com uma tecnologia que permitirá a entrega de velocidades de até 20Mbps com uma baixa taxa de interrupção, diferente do que acontece com a fibra ótica por exemplo.

Municípios da região Oeste do Pará, como Óbidos poderão em breve se beneficiar desta alta velocidade inimaginável a pouco tempo, e prover um desenvolvimento maior. Particularmente Óbidos pode ganhar ainda mais, pelo fato de estar no projeto Cidade Digitais, que investirá cerca de 1 milhão em infraestrutura tecnológica (cerca de 11km de fibra ótica na cidade, dentre outros benefícios) resta aguardar agora.

Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp