24/10/2015 às 10h11min - Atualizada em 24/10/2015 às 10h11min

O surubim-pintudo (Pseudoplatystoma corruscans)... (saiba mais)

Classificação: Reino: Animalia – Classe: Actinopterygii – Ordem: Siluriformes – Genero: Pseudoplatystoma

Portal Obidense

Foto: Portal Obidense

O surubim-pintudo (Pseudoplatystoma corruscans), também conhecido como pintado, surubim-caparari, brutelo, caparari, piracajara e moleque, é um peixe da ordem dos Siluriformes, ocorrendo exclusivamente na América do Sul.

Etimologia

"Surubim" vem do tupi suru'bi. "Pintado" é uma referência às suas manchas escuras transversais. "Caparari" vem do tupi kapara'ri.

Características

É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2m pesando 100 kg.

Vive em entradas de corixos, poços profundos e leito dos rios. As bacias com maior ocorrência são a do rio São Francisco, Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná.

Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, com diversos tipos de pratos, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios. Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatás e mandis.

Link
Relacionadas »
Comentários »

Findando o período letivo qual a matéria mais difícil de passar?

11.8%
11.8%
41.2%
5.9%
17.6%
5.9%
5.9%
Moeda Valor
Dólar 3.308
Euro 3.8889
Peso Argentino 0.1889
Bitcoin 63200